ETIMOLOGICAMENTE A PALAVRA GÊNESIS OU GÉNESIS VÊM DO GREGO ΓΈΝΕΣΙΣ E SEU SENTIDO NOS DIRECIONA PARA A
"ORIGEM", O "NASCIMENTO", A "CRIAÇÃO", O "PRINCÍPIO".
Olá irmãos. Esse conteúdo é bem curto e objetivo. Fique atento, pois dentro de alguns dias um novo material será postado dando continuação a essa pauta. Saravá sua Coroa e boa leitura.
Para que possamos falar das Entidades, Guias, Guardiões, enfim, dessas energias, ou como você achar que deve nomeá-los, torna-se impreterível entendermos a Gênesis.
Cada religião, filosofia ou estudo apresenta sua forma, metafórica ou não, de explicar o surgimento do Universo, dos Planetas e do Homem. E entenda que a explicação que irei repassar é a forma mais direta para que possa compreender quem é Deus, quem são os Orixás, quem são as Entidades e quem somos nós.
Quem é Deus?
Deus é o CRIADOR de TUDO e TUDO vem DELE.
Quem são os Orixás?
São PARTES da DIVINDADE MAIOR, DEUS, o Criador.
Quem são as Entidades?
São centelhas Conscientes oriundas do Criador.
Nós umbandistas precisamos compreender primeiramente que Deus é o princípio e o fim de tudo. Deus é o infinito enquanto essência. Nós partimos Dele, em uma jornada em busca Dele. Sei que essa última afirmativa parece antagônica, mas entenda que essa “jornada em busca” diz respeito ao nosso esforço em aprendermos, em conquistarmos o nosso progresso, em nos desenvolvermos intimamente e coletivamente.
Conseguimos entender quem somos, quando entendemos quem são os nossos semelhantes e passamos a ser seres conscientes quando assumimos a responsabilidade de zelarmos, vigiarmos e cuidarmos de tudo o que nos cerca. Toda e qualquer Criatura é nossa responsabilidade Planetária e Universal.
Rio de Janeiro, 01/04/2024 - Texto de fevereiro de 2016 retirado da apostila de iniciação.